26 Jul

Resenha HoN Br Site: Belle


belle

BELLE

Autora: Lesley Pearse

SINOPSE:

Londres, 1910.

Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris.

Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro.

Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente.

A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade?

Autora # 1 best-seller, Lesley Pearse criou em Belle a heroína de nossos tempos: uma mulher forte que luta por seus direitos em um mundo perigoso.


RESENHA LITERÁRIA

 

— Se eu morasse em um palácio não seria obrigatoriamente uma rainha — ela respondeu com raiva. — É verdade que eu moro na Casa da Annie, mas não sou prostituta. Annie é minha mãe! — Jimmy, arrependido, com seus olhos escuros, fitou Belle firmemente. (BELLE – página 09)


Sobre este livro, posso dizer duas coisas: primeiro é que, como a própria sinopse pode demonstrar, a história de Belle (a personagem principal) é retrata através de diversos acontecimentos que levam a perda da sua inocência. E a segunda, é a força da mente e do espírito desta jovem, que apesar de passar por acontecimentos traumáticos, nunca perde sua vontade de viver.

Belle é a filha de Anie, dona de um bordel chamado Seven Dials. Ela foi criada completamente afastada das atividades noturnas desenvolvidas ali. Ela foi criada por uma empregada do bordel chamada Mog, que dedicou a Belle muito mais amor e carinho do que sua própria mãe. Contudo, é por caisa de um momento de relaxamento e distração que os problemas na vida de Belle começam. Ela presencia um assassinato, é sequestrada e levada para outro país e vendida para um bordel.  Os acontecimentos, e os locais por onde passam trazem a jovem Belle experiência e maturidade, mas não a impedem de traçar seus planos rumo a liberdade.

A narrativa do livro acontece de acordo com os pontos de vista da própria Belle e de diversos outros personagens. O objetivo desta alternância de narrativas provavelmente está ligada a necessidade de ilustrar os acontecimentos e atitudes dos diversos personagens. Ou vez que a prontagonista passa por inúmeras cidades, e, por ter sido sequestrada seus amigos e sua família se mobilizam de diversas formas na tentativa de encontrá-la.

De forma fluida,  a autora transmite a história de uma personagem forte e complexa que deixa o leitor enfeitiçado desde o primeiro momento. Também é interessante mencionar que no final da obra, o leitor poderá ter acesso a outras informações “extras” disponibilizadas pela própria autora.

Alguns pequenos detalhes relacionados ausência concordância verbal e nominal, e a digitação de algumas palavras  poderiam ser revistos. Também foi possível perceber que existe um padrão de repetitividade relacionado a história da prontagonista, e do meu ponto de vista, este fato traumático não precisaria ser mencionado com tanta frequência ao longo da obra.

Mais uma obra forte e impactante desta autora única, que ganha um espaço cada vez maior no mundo literário. Pela temática escolhida (tráfico de crianças e mulheres que são levadas para o mundo da prostituição), recomendo esta obra para o público jovem-adulto. Ansiosa para ler mais obras desta superautora. Até a próxima resenha.

Share this

Leave a reply