06 May

Resenha HoN Br Site: Sereia

SEREIA

Autora: Tricia Rayburn

SINOPSE: Vanessa Sands, de 17 anos, tem medo de tudo – do escuro, de altura, do mar –, mas sua destemida irmã mais velha, Justine, está sempre por perto para guiá-la a cada desafio. Até que Justine vai mergulhar num precipício uma noite, perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor, e seu corpo sem vida aparece na praia no dia seguinte. Os pais de Vanessa tentam superar a tragédia retornando à vida cotidiana em Boston, mas ela sente que a morte da irmã não foi acidental. Depois de descobrir que Justine estava escondendo diversos segredos, Vanessa volta para Winter Harbor, esperando que Caleb, o namorado de sua irmã, possa esclarecer algumas coisas, mas o garoto está desaparecido. Logo, não é apenas Vanessa que está com medo. Winter Harbor inteira fica em alvoroço quando outro corpo aparece na praia, e o pânico se instala à medida que a pequena cidade se torna palco de uma série de acidentes fatais relacionados com a água, em que as vítimas são encontradas sorrindo horrivelmente de orelha a orelha. Vanessa e Simon, irmão mais velho de Caleb, unem forças para investigar os estranhos acontecimentos e, no caminho, a amizade de infância se transforma em algo mais. Conforme eles vão encontrando ligações entre a morte de Justine e a súbita erupção de afogamentos assustadores na cidade, Vanessa descobre um segredo que ameaça seu romance com Simon – e que vai mudar sua vida para sempre.


RESENHA LITERÁRIA

Nesse primeiro livro da trilogia Seria a autora (Tricia Rayburn) nos apresenta a Vanessa Sands, Paige, Simon e Caleb Carmichael. Vanessa tem 17 anos e está tentando conviver com a morte de sua irmã velha, Justine. Normalmente medrosa Vanessa começa a se sentir culpada por ter brigado com a irmã na noite que ela morreu. Numa tentativa de se despedir Vanessa vai ao quarto de Justine, mas descobre terríveis segredos que Justine escondia de sua família. Curiosa e desconfia que a morte da irmã não foi acidental, Vanessa decide voltar para Winter Harbor com o objetivo de questionar o namorado de Justine, Caleb, sobre os segredos da irmã.

Simon Carmichael é o irmão mais velho de Caleb. Simon era o mais inteligente do grupo e por essa razão acabava sendo o mais politicamente correto, ou seja, o mais chato. Ele mantém uma paixão secreta por Vanessa, mas não tenta nada porque tem medo de não ser correspondido. Vanessa encontra Simon quando chega a Winter Harbor. Juntos eles procuram por Caleb, que misteriosamente desapareceu após a morte de Justine. Durante a busca eles descobrem que a quantidade de casos de homens mortos por afogamento aumentou drasticamente desde o último verão. Só que dessa vez os corpos estão sendo encontrados com os cantos da boca cortados. Formando um sorriso macabro.

Paige é a neta da proprietária do restaurante mais antigo de Winter Harbor. Ela é irmã caçula de Zara, que faz o estilo psicopata. Paige torna-se a melhor amiga de Vanessa. Devido à amizade com Paige, Vanessa descobre o que aconteceu com Caleb e tenta reverter à situação.

O livro é escrito em uma narrativa simples. Entretanto cerca da primeira metade do livro acaba sendo chata, pois a autora muda de capítulo toda vez que o livro fica interessante, deixando muitas pontas soltas que serão desvendadas no decorrer da história. A segunda metade o livro melhora, os capítulos tendem a continuar e os mistérios começam a ser desvendados.

No meu ponto de vista Sereia é o livro mais fraco da trilogia (Sereia; Encanto e Profundezas – todos já lançados no Brasil). Digo isso pelo fato de Vanessa ser muitas vezes uma porta, mas posso afirmar que ela melhora ao decorrer da história. Sendo uma personagem completamente diferente em cada livro.  No quesito formatação não há do que reclamar. As letras são legíveis e a capa é linda.


Créditos: Nata Winterpool

Share this